quinta-feira, 9 de junho de 2011

Governo brasileiro envia resposta à OEA sobre Belo Monte

A resposta aos questionamentos foi encaminhada pela delegação brasileira na OEA, em Washington; o teor da resposta, entretanto, não foi divulgado.

Fonte: Reuters

O governo brasileiro entregou na terça-feira um documento à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), com respostas sobre as solicitações para que o projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) fosse suspenso.

A informação foi confirmada à Reuters pela assessoria de imprensa do Itamaraty. O teor da resposta, entretanto, não foi divulgado.

A resposta aos questionamentos foi encaminhada pela delegação brasileira na OEA, em Washington, no último dia do prazo estipulado para a resposta.

No início de abril, a CIDH pediu a suspensão do projeto da usina, que deverá ser construída no rio Xingu, e que fosse feito um processo de consulta e estudos de impacto ambiental a comunidades indígenas. De acordo com a comissão, essas medidas pretendem "garantir a vida e a integridade pessoal dos membros dos povos indígenas." Na ocasião, o governo brasileiro classificou como "precipitadas e injustificáveis" as solicitações para que o projeto da hidrelétrica de Belo Monte fosse suspenso.
// Notícias relacionadas

08-06-11 - Atraso de Belo Monte custará R$ 5,78 bi por ano...
08-06-11 - Novas usinas dependem do Congresso
08-06-11 - São Paulo abre licitação para construção...
07-06-11 - Ibama dá licença de instalação para Hidrelétrica...
07-06-11 - Brasil precisará contratar 19.383 MW no SIN até...

Já a Norte Energia, empresa que será responsável pela construção e operação da usina, afirmou na época que "os estudos do empreendimento indicaram todas as medidas necessárias para mitigar seus impactos, as quais serão integralmente executadas e ainda acrescidas de outras que vierem a se tornar necessárias".

A usina de Belo Monte terá capacidade para gerar 11,2 mil megawatts (MW) e será a segunda maior hidrelétrica do Brasil, atrás apenas de Itaipu (14 mil MW), que é metade paraguaia.

O projeto, porém, é contestado por comunidades indígenas da região e por ambientalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário